Postagens populares

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Design

Alguns especialistas dizem que design é uma maneira de solucionar um problema e que o designer é o profissional que projeta algo ou alguma coisa. O que sabemos é que as origens do design são traçadas desde a revolução industrial, quando se estabeleceram novos conceitos acercados produtos artesanais, manufaturados.
Hoje a função do designer é projetar criativamente para encontrar novas formas ou funções e assim suprir as necessidades do consumidor. E é através deste esforço criativo que são projetados todo tipo de coisas, incluindo utensílios, vestimentas, peças gráficas, livros, máquinas, ambientes e recentemente interfaces de programas.
Para Meyer (2006, p. 11), o designer surge assim como o profissional que deve reunir
equilibradamente qualidades técnicas (comuns ao engenheiro) e qualidades criativas (comuns aos artistas). O sucesso ou fracasso de suas propostas poderá ser medido a partir da dosagem entre estas duas habilidades: de nada serve ao designer ser criativo se não consegue executar sua criação através do domínio da técnica.
Entende-se por design as formas criativas relacionadas à configuração, concepção, elaboração e definição de algo, como um objeto, uma imagem, entre outros, em geral voltados a uma determinada função. E é através desse esforço criativo que se projetam todo tipo de coisas, incluindo utensílios, vestimentas, peças gráficas, livros, máquinas, ambientes e recentemente
interfaces de programas.
O conceito para o valor do design é que ele tornou-se parte na concepção de produtos, mostrando o seu lugar em busca de sucesso no mercado. E para esse mercado, as especializações
mais comuns envolvidas no design são o de produto, o design gráfico e o design de moda.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ilustração de Moda





Para que uma boa ilustração de moda saia de acordo com o perfil desejado pelo consumidor, precisa-se ter harmonia com o criador e o cliente, pois ambos estão ligados de alguma maneira para efetuar a criação. Um ilustrador pode ser artista plástico, desenhista ou artista gráfico que se utiliza da ilustração como meio de vida.
De acordo com Morris (2007, p. 82) Os ilustradores de moda retratam as tendências do momento, divulgando não apenas as roupas, mas também seus criadores . Nem sempre uma ilustração de moda é uma representação exata da realidade, exagerar pode deixar o trabalho muito mais interessante.
Ilustrações são criadas para atender a objetivos que nascem em um ambiente de troca de informações, podem ser eles: clientes, designers, gráficos, diretores de arte e outros. O ilustrador
também deve levar em conta os objetivos de comunicação, interação com a sua arte, aplicações e o seu público alvo. Hoje estamos vivendo em um século em que constantemente são enviadas e recebidas mensagens de todas as formas e lugares. Mais do que nunca, o ofício do designer é comunicar através das imagens.
As ilustrações de moda podem dar ênfase ao conteúdo, elas classificam os trabalhos e os projetos desenvolvidos. Cada ilustrador tem uma visão pessoal sobre moda, e muitos buscam fontes de inspirações no mundo que os rodeia criando ilustrações maravilhosas. Podemos destacar grandes
nomes na ilustração de moda como: Gustave Klimt, Andy Warhol, Alceu Penna, Nice Lopes e outros que fizeram diferença no mundo das ilustrações.
Devido às tecnologias atuais, é possível efetuar qualquer tipo de ilustração, e a mesma tornou-se uma das maneiras de comunicar, muitas vezes não precisando de texto para expor uma idéia de forma direta e instantânea. Os dois maiores mercados da ilustração são as editoras e as agências de propaganda, onde 50% das demandas são as ilustrações e o restante fica para os produtores de filme, vídeo, comércio e prestações de serviços.

Ilustração


A ilustração é uma imagem figurativa ou não, representando algo; é utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação a um texto ou demonstrar alguma coisa ou forma. Nem sempre é dessa forma que é apresentada ou quando se refere aos desenhos, pinturas ou colagens; podemos dizer que uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico. Podemos apresentar ilustração como uma forma de representar textos, temas, idéias e conceitos, dando forma a conteúdos, transmitindo sentimentos. Pode ser considerada uma ilustração qualquer desenho, pintura, fotomontagem ou montagem digital, histórias em quadrinhos, caricatura ou retrato, desde que tenham uma função específica.
A ilustração vem de tempos ancestrais, desde que o homem fez seus primeiros rabiscos nas paredes das cavernas para relatar algum fato ou acontecimento. Podemos dizer que ilustração é uma forma de representar visualmente textos, temas, idéias e conceitos. Sendo assim, pode-se inserir a ilustração no âmbito do design gráfico e da comunicação visual, já que ela tem uma função objetiva.
As primeiras ilustrações começaram a ser produzidas no século XIX, a princípio feitas por pintores que produziam cartazes para sobreviverem com a arte. Com o surgimento da fotografia, o meio especializado em que os artistas produziam ilustrações passou a herdar princípios clássicos de desenhos e pinturas. Atualmente a ilustração pode aparecer em forma de pinturas clássicas, modernas, montagens das mais variadas formas e técnicas, desenhos sofisticados, caricaturas, charges, vinhetas, retratos, desenhos realistas, cômicos, caricatos, hiper-realistas, desenho animado, 3D, gerando assim inúmeros estilos e aplicações diferentes.
Pode ser considerada uma ilustração qualquer desenho, pintura, fotomontagem ou montagem digital, histórias em quadrinhos, caricatura ou retrato, desde que tenham uma função específica. As ilustrações estão por todos os lados, sendo elas em jornais, outdoors, catálogos, revistas, na publicidade e na propaganda, livros, principalmente em literatura infantil onde são trabalhadas inúmeras imagens e figuras ilustrando as histórias.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O desenho na Moda



A habilidade do desenho é de grande importância para o profissional de moda, especialmente àquele que trabalha com o produto, seja na criação, seja no desenvolvimento de peças do vestuário, acessórios ou joalheria.

De acordo com Riegelman (2006), no prefácio de seu livro sobre métodos e técnicas de desenho de moda, o Desenho é uma linguagem que possibilita a expressão e comunicação de idéias visuais. No desenho de moda, as idéias a serem expressas são sobre soluções que ainda não existem fora da mente do designer, tanto com a finalidade de orientação sobre o produto de moda como com a finalidade de desenvolver um processo de criação.
Assim, é através do desenho como ferramenta de comunicação, que o produto de moda nasce e, passando por diferentes mãos, ele toma forma e tridimensionalidade. O desenho é um mapa, um projeto, o início do produto e é também sua memória, esperando a próxima coleção para surgir e ser redesenhado e
retrabalhado.

sábado, 3 de outubro de 2009

O que é Desenho afinal?






O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas.


O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desígnio) em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade. Devemos sempre saber que desenhos são geralmente assistidos pelas crianças.